Combater o envelhecimento através do exercício físico

A importância do exercício físico

A prática moderada de exercício físico é um factor essencial que pode determinar a progressão do envelhecimento.
Um dos factores mais devastadores e característicos do envelhecimento é a tendência a doenças cardiovasculares. As actividades aeróbicas, tais como andar e nadar, aumentam o consumo de oxigénio e diminui muito o risco de doenças cardiovasculares. Os exercícios aeróbicos são reconhecidos por melhorar o metabolismo da glicose e a acção da insulina, além de serem eficazes no controlo do peso e da composição corporal. Evidências científicas apoiam a ideia de que indivíduos com uma boa capacidade aeróbica apresentam menos riscos da doença coronária, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, osteoporose, depressão e ansiedade.

Também os exercícios anaeróbicos, principalmente a musculação, retardam o processo de envelhecimento, ajudando a equilibrar a perda de massa muscular que se verifica com o avançar da idade e apresentando ainda benefícios a nível cardiovascular.

Para além disso, a prática do exercício aumenta os nossos níveis de energia e proporciona uma sensação de bem-estar, ajudando a modelar o corpo e rejuvenescendo assim a sua aparência geral.

Comentários