Varizes

O que são varizes?

As varizes são veias dilatadas com volume aumentado, tornando-se tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Aparecem com maior frequência nas zonas das coxas, pernas e tornozelos.

Podem apresentar-se como "derrames", pequenas linhas de cor azulada ou arroxeadas e sinuosas semelhantes a ramificações de uma árvore, ou ainda de uma forma mais grave em que estas varizes se apresentam mais dilatadas, tortuosas e alongadas.


Porque aparecem as varizes?

O sangue é bombeado pelo coração, que chega a todas as partes do corpo, através das artérias e retorna ao coração através das veias.

As veias tem válvulas que têm como função impedir o refluxo do sangue. Se nos membros inferiores, estas válvulas não cumprirem bem esta função, devido à acção da gravidade, o sangue tende acumular-se , originando uma dilatação das veias e como consequência o aparecimento de varizes.


Causas possíveis para o aparecimento de varizes

Existe o factor genético como sendo o mais determinante. Mas existem os factores desencadeantes que são: a gravidez, obesidade condições de trabalho (longas horas de pé ou sentado), uso de anti-concepcionais e o tabagismo.


Sintomas

Sensação de pernas cansadas, doridas, inchadas são os primeiros sintomas, podendo também surgir cãimbras. Estes sintomas são mais acentuados ao final do dia, ou em dias de mais calor.


Cuidados preventivos

- Controle o excesso de peso

- Use meias elásticas (se tiver uma profissão que obrigue a estar muito tempo de pé)

- Evite os saltos altos (principalmente se tiver muito tempo de pé)

- Não use vestuário apertado

- Pratique exercício físico regularmente (ex. caminhadas, andar de bicicleta, natação), evitando actividades tipo musculação ou de grande impacto.

- Evite expor o corpo a temperaturas elevadas (ex. saunas, depilação com cera quente, sessões de bronzeamento), pois provocam a dilatação das veias.

- Evitar o uso de anticoncepcionais orais (os de última geração tem menor efeito sob as varizes)

- Evite o “intestino preso”, faça uma dieta rica em fibras e beba cerca de 1,5 litro de líquidos ao dia.


Tratamento

Existem vários tratamentos, consoante o estado de evolução da doença de cada doente.

Existe três tratamentos principais:

- Escleroterapia - consiste na chamada secagem de varizes, em que se injecta um líquido que vai secar a veia e fazer com que desapareça de seguida. Este tratamento é normalmente usado para tratar varizes mais finas.

- Cirurgia com laser endovascular - usado nos casos em que as varizes são detectadas ínicialmente e que estão numa fase pouco volumosa. Este tratamento poderá ser feito com anestesia local, sem internamento e em regime ambulatório. A destruição da veia varicosa é feita através de raios laser, permitindo um pós-operatório muito rápido, podendo o doente retomar o trabalho após cinco dias.

- Cirurgia - recorre-se à cirurgia em situações mais desenvolvidas, em que as varizes estão muito degradadas e com várias ramificações. O doente é internado, submetido a uma cirurgia com anestesia raquidiana ou geral, consoante os casos. Consistindo no arrancamento subcutâneo das varizes. A recuperação do pós operatório é mais doloroso e demorado, só ao fim de 30 a 40 dias é que o doente poderá voltar ao trabalho.

Comentários