Higiene Oral

Uma boa higiene oral é fundamental para garantir uns dentes e gengivas saudáveis para toda a vida.


A principal função da higiene oral consiste na remoção da placa bacteriana, uma película que se acumula na superfície do dente e que, se não for “expulsa”, poderá conduzir à cárie e às doenças da gengiva.


DICAS PARA MANTER UMA BOA HIGIENE ORAL
.
- Escove os dentes com um dentrífico fluoretado, pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas obrigatoriamente antes de se deitar. A escova deve ter uma dureza média ou macia. Deve escovar os dentes durante dois minutos em movimentos rotativos.
.
- Use o fio ou a fita dentária diariamente, de preferência à noite, antes de fazer a escovagem dos dentes.

- A língua necessita também de ser escovada; se estiver branca, não está limpa; a lingua saudável é de cor avermelhada.

- Use elixires, pois previnem a cárie dentária e a sensibilidade dentária.

- Faça uma alimentação saudável, evitando os doces entre as refeições

- Deve beber muita água, principalmente se se sentir a boca seca.

- Consulte o dentista periodicamente para uma revisão e uma limpeza aos dentes.

Os maus hábitos de higiene oral são responsáveis por diversas doenças e alterações orais.

Tártaro
Surge quando a placa bacteriana não é removida, acabando por calcificar, isto é, endurece e fica agarrada ao dente. Normalmente, o tártaro é visível sob a forma de uma camada amarela nos dentes, na linha da gengiva. Apenas o dentista pode remover o tártaro, pelo que convém manter uma boa higienização nunca deixando a placa bacteriana se tornar tártaro.
.
Cárie dentária
.
A placa bacteriana produz ácidos a partir da alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar dos dentes serem a substância mais dura do nosso organismo, o esmalte é dissolvido por estes ácidos. As lesões que são provocadas são as cáries, que podem aumentar de tamanho e levar à perda do dente, quando não tratadas adequadamente.
.
Gengivite
.É uma inflamação das gengivas, causada pela presença de placa bacteriana próximo dos dentes. A gengiva fica avermelhada e inchada, que pode facilmente sangrar enquanto escova.

Halitose ou mau hálito
.
A sua origem pode ter diversas causas. Podemos dividir as causas em locais (má escovagem, feridas cirúrgicas, periodontites) e sistémicas (diabetes, prisão de ventre), mas a grande génese dos casos de mau hálito são bactérias que se alojam principalmente na língua e que produzem compostos à base de enxofre. Esta situação é perfeitamente normal ao acordar.

Comentários