Distúrbios Alimentares: Anorexia e Bulimia

A preocupação com o peso e a forma corporal leva muitas pessoas a iniciar dietas progressivas e mais selectivas, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Este tipo de comportamento pode levar a distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.


A anorexia é uma perturbação alimentar e psicológica que consiste, essencialmente, na persistência em manter o peso corporal abaixo do normal. Este tipo de distúrbio conduz a uma percepção distorcida do próprio corpo, que leva a pessoa a ver-se como gorda.
.
.
.
A Anorexia Nervosa é muito mais frequente em adolescentes do sexo feminino do que masculino. Mas também pode aparecer na idade adulta.
.
A anorexia tem início nas vulgares dietas que as adolescentes fazem. Cerca de 1/3 das pacientes com anorexia tinha peso a mais antes de iniciar tais dietas. No entanto, ao contrário das "dietas comuns", que terminam quando o peso desejado é alcançado, na anorexia a dieta e a perca de peso continuam até que a pessoa atinge níveis de peso muito inferiores às esperadas para a sua idade.
.
É possível detectar a anorexia nervosa durante as suas primeiras fases?
.
O diagnóstico é difícil durante esse período. O doente, em especial se se tratar de um adolescente, nega geralmente que algo está errado e mostra-se bem disposto e activo. Pode mentir acerca dos alimentos ingeridos ou vomitá-los secretamente após a refeição. Os doentes têm tendência para negar o seu enfraquecimento e mostram medo de engordarem.
.
Sintomas da Anorexia Nervosa
.
A quantidade ínfima de calorias que são ingeridas; a restrição cada vez mais acentuada de alimentos até ao ponto de só serem ingeridas saladas, fruta ou vegetais; a prática vigorosa de exercício físico, a perca excessiva de peso, e os períodos menstruais tornando-se irregulares ou mesmo inexistentes, devem ser vistos como sintomas claros de uma possível anorexia nervosa.
.
Sintomas da Bulimia
.
Tal como as anorécticas, as bulímicas sofrem de um medo excessivo de ganhar peso mas, ao contrário das primeiras, normalmente estas conseguem manter o seu peso normal. Isto sucede porque, embora tentem, através da indução do vómito e do uso de laxantes, perder peso, o facto é que têm episódios de alimentação compulsiva que não conseguem controlar. Estes episódios caracterizam-se por ingerir grandes quantidades de alimentos gordos em curtíssimos espaços de tempo, por exemplo, comer vários pacotes de bolachas, chocolates e bolos em apenas duas horas. Depois destes episódios, a bulímica irá induzir o vómito e sentir-se-à muito culpada e deprimida. Apesar de toda esta situação ser extremamente desconfortável, cria-se um ciclo vicioso que elas não conseguem ultrapassar e este padrão caótico de alimentação instala-se.
.
Tratamento
.

Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as possibilidades de cura. A duração do tratamento varia entre meses e anos, dependendo do estado do doente e da sua colaboração.

As consultas hospitalares, em geral, contam com uma equipa de vários especialistas, como psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, entre outros. A psicoterapia individual é obrigatória. A terapia com a família é importante, para que esta possa dar apoio ao doente. Por vezes, os doentes tomam medicamentos, como antidepressivos.

Ao nível físico, reintroduzem-se os alimentos de forma gradual e, em caso de carências nutricionais, o doente toma suplementos. Caso o tratamento não resulte, pode ser internado no hospital. O mesmo se verifica nos casos em que o baixo peso põe em risco a vida do doente. O percurso é difícil, mas a cura existe.

Comentários