Conheça o Colesterol

O colesterol é um tipo de gordura (lípido) que é necessária para o funcionamento do nosso organismo.

O colesterol é o componente básico das membranas celulares do nosso corpo, está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Participa na formação de algumas hormonas, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.
O colesterol circula por todo o corpo e não é solúvel no sangue.


Colesterol Alto

Quando o nível de colesterol no sangue está elevado, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumenta. Como não apresenta sintomas, a pessoa pode estar com o nível de colesterol alto e não saber. Por isso é importante fazer exames regularmente para saber se tem ou não o colesterol alto.

Quando o nível de colesterol no sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. A pouco e pouco, essas placas podem entupir as artérias, levando a complicações cardiovasculares.

Níveis de colesterol Total

- Menor que 200 - Ideal
- Entre 200 e 239 - Um pouco alto
- A partir de 240 - Alto


Tipos de Colesterol

- O LDL (low density lipoprotein) chamado de "mau" colesterol, quando alto está associado a um maior risco de doenças de coração. O LDL oxida e deposita-se nas paredes das artérias dando origem à arteriosclerose.

- O HDL (high density lipoprotein), chamado de "bom" colesterol. Quando alto, há menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias.


Causas de Colesterol Alto

- Má alimentação (Ex. os alimentos ricos em colesterol e as gorduras saturadas)
- Factores Hereditários
- Excesso de peso e Sedentarismo
- Algumas doenças específicas (Ex. diabetes, doenças renais, doenças de fígado e doenças de tiróide), podem agravar a tendência para colesterol alto.


Como evitar o colesterol

Para evitar o colesterol alto, é necessário ter um estilo de vida saudável:

- Uma alimentação equilibrada:
Evitar carne vermelha com gordura, produtos de charcutaria, lactícinios gordos, a pele das aves, fritos, fast food, bolachas recheadas.
Preferir os alimentos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol como as verduras, frutas, chá verde, gengibre, ômega-3, proteína de soja e vitaminas C e E.

- Perder peso:
A obesidade não é saudável, e aumenta o esforço do coração.

- Exercício físico:
A actividade física diminui os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL. Praticar exercício físico diminui o risco de doenças do coração e melhora a saúde.

- Evitar fumar e bebidas alcoólicas

- Fazer exames regularmente.

Comentários