Propriedades benéficas dos legumes

De acordo, com a Organização Mundial de Saúde, só uma minoria de pessoas a nível mundial consome a quantidade recomendada de legumes e frutas. Conheça aqui, os nutrientes de cada legume e as suas potencialidades.
Cenoura- Muito rica em vitamina A (betacaroteno), fornece também cálcio, sódio, magnésio e potássio. Com uma importante acção antioxidante e anticancerígena. A cenoura regula o funcionamento do intestino, combate a anemia, fortifica os ossos, melhora a visão, ajuda no crescimento das crianças, previne doenças infecciosas e degenerativas, previne o envelhecimento e as rugas.

Abóbora- Contém grande quantidade de vitamina A. Laxativa e diurética. Ela é boa também contra náuseas em geral e enjoos das grávidas. A abóbora é aconselhada a pessoas com problemas de estômago e dos intestinos. A abóbora é anti-cancerígena e protege sobretudo contra o cancro dos pulmões.

Alho– É um alimento perfeito para combater a hipertensão, reduzir o colesterol e os parasitas intestinais. O alho é também um bom diurético e desinfectante natural.

Batata- é pobre em gordura e rica em hidratos de carbono é uma grande fonte de energia, nutriente necessário para executar os movimentos e manter a temperatura do corpo.


Beterraba- Rica em ferro, vitamina C e potássio. Recomendada para casos de anemia. Contêm fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol.
Brócolos- Tem poucas calorias, ricos em cálcio e ferro. As suas principais propriedades são anti-cancerígenas, anti-inflamatória, calmante e diurética.

Cebola- Contém 87,5% de água, proteína, cálcio, flavonóides e vitaminas do Complexo B e vitamina C. A cebola diminui o nível de colesterol, é anticoagulante (evita a formação de coágulos sanguíneos nos vasos e artérias, permitindo dissolver os já formados), hipotensa (faz baixar a tensão arterial) , hipoglicemiante (estimula a produção de insulina e diminui o nível de açúcar no sangue), anti-cancerígena, expectorante e descongestionante das vias respiratórias.

Couve-flor- De grande valor nutritivo, contém cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Fornece poucas calorias, muitas fibras e é uma boa fonte de ácido fólico e potássio. Contêm componentes activos que reduzem o risco de doenças e prolongam a expectativa e a qualidade de vida.
Ervilha- Da família das leguminosas, é bastante nutritiva. É rica em vitaminas A, B, C, cobre, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Excelente para a saúde dos olhos e da pele. Estimula o apetite e promove o crescimento das crianças, é também considerada como anti-infeccioso que actua nas cicatrizações.

Nabo- Contém uma fonte de fibras solúveis, vitamina C, cálcio e potássio. O nabo ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege contra alguns tipos de cancro. As substâncias anti-cancerígenas encontram-se especialmente nas folhas do nabo

Pepino- Muito rico em água e fibras, possui poucas calorias. Aconselhado em dietas de emagrecimento. É óptimo tónico para o fígado, rins e vesícula, fortalece os cabelos e unhas, é também diurético e ajuda a controlar a tensão alta. Não se deve descascar o pepino, para que não perca as suas propriedades.
Salsa- Rica em vitaminas A, C, D, B1 e B2, ferro, cálcio, potássio e sódio. Tem uma acção diurética, ajuda na eliminação do ácido úrico, útil no tratamento do reumatismo, gota e de cálculos renais. Facilita a digestão e refresca o hálito. Devemos consumí-la crua para obtermos todos estes benefícios.
Tomate - Fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais como o fósforo, ferro, potássio e magnésio. Tem poucas calorias. É composto por licopeno que exerce uma acção antioxidante e anti-cancerígena. Quanto mais vermelho e maduro for o tomate mais licopeno tem. O tomate é indicado para tratar problemas de pele, purificar o sangue, contribui para combater as infecções e a acelera a cicatrização.
Comer regularmente tomate diminui o risco de cancro da próstata.

Comentários