Propriedades benéficas dos frutos


A alimentação é a principal fonte de energia do nosso corpo. Conheça as propriedades benéficas de alguns frutos, que a natureza nos oferece.




Ameixa- São excelentes laxantes, eficazes mesmo em casos de obstipação mais rebelde. É rica em vitaminas do complexo B que evitam problemas de pele e fortalecem o cabelo, evitando a sua queda. Consuma-as cruas, ou em sumo, fora das refeições, para aumentar o seu efeito laxante.

 

Amêndoa- É anti-séptico natural, previne a inflamação das vias respiratórias favorecendo também o equilíbrio nervoso. Rica em cálcio, potássio, fósforo e ferro.


 

Amendoim- Compostos por excelentes fontes de gorduras saudáveis. Rico em ferro e proteínas. O amendoim ou óleo de amendoim podem provocar alergias.
 




Ananás- É um fruto muito nutritivo, com uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Têm propriedades que favorecem a digestão, sendo refrescante e purificante. Ótimo para dietas de emagrecimento. Rico em vitamina A (betacaroteno), C e complexo B que atuam na proteção e regulação do organismo
Deve ser consumido muito maduro e em sumo.




Banana- Fonte essencial de energia, muito rica em minerais, ferro e potássio. Um alimento ideal para desportistas. Combate a diarreia, a anemia, regula a hipertensão arterial, ajuda no sono e melhora o humor.
 



Castanhas- São ricas em gorduras insaturadas, tem uma excelente fonte de proteínas, magnésio, potássio, cálcio, zinco e fibras. As castanhas retardam o envelhecimento, são muito energéticas. Ideal para intelectuais, convalescentes e desportistas. É um fruto alcanizante que combate os excessos de acidez.
Se sofrer de diabetes ou digestão lenta, evite-a.


Cerejas- Este fruto é ótimo para neutralizar ácidos no organismo e também é recomendado para o reumatismo, gota, artrite, arteriosclerose, diarreia e problemas intestinais. A acrescentar a todas estas potencialidades, a cereja é ainda um bom depurativo e remineralizante.




Figo- Ricos em glúcidos e ferro. O figo é um ótimo laxante, tendo propriedades medicinais indicadas para o fígado, inflamações da boca, gengivas, catarro e bronquites. Para além disso, é diurético e purificador do sangue. Comidos secos são calóricos. Aconselhado como fortificante para crianças e convalescentes.
 
Kiwi- Muito rico em vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.


Laranja- Além da excelente fonte de vitamina C, ela tem potássio (mineral) e bioflavonoides. Ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento (tem efeito antioxidante) e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência às infeções. A laranja possui também fibras, o que ajuda a saciar a fome e melhora o intestino.


Limão- Rico em vitamina C. Combate diversos tipos de enfermidades como azia, anemia, sinusite, dor de cabeça, hemorroidas, acne. Diminui a ansiedade, a depressão, o cancro, dissolve cálculos renais e desentope artérias. O limão possui, ainda, outras propriedades como o de adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico, clareador e redutor da oleosidade da pele e do couro cabeludo, e ajuda ainda no tratamento da celulite e varizes, pois ativa a circulação periférica. Este fruto ajuda a emagrecer, a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e a ativar o sistema imunológico.
 

Maças- Fruto depurativo e desintoxicante, é indicado para os diabéticos e recomendado em dietas de emagrecimento. O consumo de maçãs é fundamental para uma alimentação saudável pois contêm uma grande quantidade de flavonoides, que são conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes e que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol, sendo assim benéfico para a saúde do coração.
Não se esqueça do ditado: Uma maçã todos os dias mantém o médico à distância.
 

Melancia- É uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.




Melão- Rico em vitamina A, pouco energético, refrescante, diurético e laxante. Aconselhado em caso de doenças da bexiga, cistite e doenças renais. O melão é eficaz contra a celulite, doenças de pele, como o acne e o eczema. É um fruto anticancerígeno. O ideal é comê-lo meia hora antes das refeições, ou como entrada.


Morangos- Ricos em vitamina C, abrem o apetite, são digestivos, ligeiramente laxantes e têm poder adstringente. Exercem ainda uma grande acção antioxidante, são um fruto a não negligenciar na prevenção do cancro.
Devem ser ingeridos de preferência, de manhã em jejum e sem açúcar.



Nozes- Ricas em antioxidantes, especialmente em vitamina E e selénio. As nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem os ossos e dentes, actuam contra o envelhecimento das células. Estimulam a fertilidade masculina e reduzem os problemas relacionados com a menopausa.


Pera- São refrescantes e laxantes. Comidas com a casca, são diuréticas, favorecendo a eliminação do ácido úrico. Combate a hipertensão, tira o cansaço mental e alcaniza o estômago. É um fruto permitido aos diabéticos.



Pêssego- Este fruto é rico em minerais, como o fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. Especialmente rico em fibras, carboidratos e vitaminas A, C e do complexo B. O pêssego ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, combate o reumatismo, evita problemas de pele e do sistema nervoso.

Romã- Poderoso hidratante e antioxidante, ajuda a controlar a pressão arterial, a reduzir o mau colesterol e a prevenir o cancro de mama e de próstata.





Tangerina- Rica em vitamina E. As fibras e a pectina, diminuem o níveis de colesterol. Possui agentes anticancerígenos, sendo também um calmante do sistema nervoso.


 
Uvas- São ricas em açúcares, em vitaminas A, B9, B1, C e em sais minerais como o potássio, manganês, cálcio, magnésio, sódio, ferro, silício, fósforo e iodo. Recomendadas em caso de fadiga excessiva, anemia, artrite, obstipação e doenças cardíacas, as uvas frescas são refrescantes e muito nutritivas, consumidas secas são muito calóricas.


 

Comentários