A geleia real é uma substância produzida pelas abelhas obreiras que serve para alimentar e prolongar a vida das abelhas rainhas. Esta substância tem um aspecto cremoso e leitoso, com um gosto bastante ácido (PH 3.6), com um odor levemente pungente e gosto amargo.
A geleia real é caracterizada pela sua riqueza em vitaminas, especialmente o ácido pantoténico-vitamina B5. Tem um factor antibiótico (ácido 10-hidroxidecenóico), diferente da do pólen, activo contra várias bactérias e fungos.
PROPRIEDADES TERAPEUTICAS DA GELEIA REAL
O uso da geleia real em apiterapia(1) e cosmética é muito diverso. Este ingrediente é um dos favoritos em muitos produtos cosméticos. Pois é de salientar a acção benéfica que este exerce sobre a pele, devido às vitaminas que contém, sobretudo ao ácido pantoténico e às hormonas.
A sua absorção dérmica estimula o metabolismo celular, diminui a secura e os edemas, activa a circulação periférica e aumenta a renovação do oxigénio celular; normaliza o funcionamento das glândulas sudoríparas e sebáceas e activa a formação e conservação do colagénio.
Estudos científicos, mostraram que a geleia real regulariza o metabolismo, exerce uma acção diurética, aumenta a resistência do organismo às infecções, enriquece a composição sanguínea, regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas e é utilizado com sucesso nos casos de arteriosclerose e insuficiência coronária.
O uso de geleia real é também aconselhado em casos de fadiga, stress e depressão, pois permite uma recuperação das forças, um aumento do apetite, alegria e uma sensação de euforia.
Bastante aconselhado a crianças e a idosos, não provocando alergia, habituação ou toxicidade. Tem também um efeito positivo nos distúrbios provocados pela menopausa.
Comentários
Enviar um comentário