Sorriso resplandecente

Quer ter uns dentes brancos e saudáveis? Saiba o que não deve comer e quais os tratamentos disponíveis no mercado.


A primeira impressão é a que fica e um sorriso cuidado e radiante é com certeza um bom cartão de visita. Com uma boa higiene oral e alguns cuidados básicos é possível garantir dentes e gengivas saudáveis uma vida inteira.

Dentes amarelos

Os dentes com maior espessura de dentina, como os caninos, têm uma cor mais escurecida. Mas os dentes também escurecem com a idade, não somente pelo tingimento de determinadas substâncias mas também pelo desgaste do esmalte.

No entanto, é possível evitar que os dentes amareleçam com a idade: tenha cuidado com os alimentos que ingere e com hábitos menos saudáveis, já que alimentos com corantes, chá, café e bebidas como coca-cola mancham os dentes. O tabaco, as cáries não tratadas e uma má higiene oral são também inimigos de um sorriso branco e cuidado.

Branqueamentos

Existem no mercado vários tipos de tratamentos de branqueamento. Uns menos pesados para as carteiras, outros nem tanto. Os kits que podem ser adquiridos nas farmácias contêm peróxido de carbamida, uma substância que clareia os dentes removendo a descoloração da superfície e muitas das manchas mais profundas. O peróxido de carbamida penetra nos dentes para eliminar as manchas que se acumularam durante anos mas porque a concentração é muito baixa (varia entre os 3 e os 10 por cento), muitas vezes os resultados obtidos não são significativos.

Os branqueamentos dentários aplicados em clínicas da especialidade podem ser realizados mediante técnicas com laser, luz fria e ainda os já referidos kits. A concentração dos géis de branqueamento é muito maior, próximo dos 35%, pelo que a eficácia do tratamento aumenta consideravelmente. Por outro lado, o preço é consideravelmente superior. Por exemplo, as técnicas com laser rondam os 350 e os 500 euros.

Tratamentos caseiros

Além dos diversos tratamentos odontológicos para clareamento dos dentes, existem ainda receitas caseiras. O único problema será uma eventual complicação que possam causar, por isso, aconselhe-se sempre com o seu dentista.

Uma das dicas para melhorar o aspecto dos dentes é lavá-los uma vez por semana com uma mistura feita de água e uma colher de bicarbonato. Fazer bochechos com água tíbia com limão e escovar os dentes três vezes por semana também dão excelentes resultados.

A casca de laranja também é óptima: esfregue com sua parte branca interna nos dentes. Esfregar folhas de salva frescas nos dentes também dá um resultado imediato. Secar as folhas de salva no forno e transformá-las em pó poderá ser um óptimo creme dental.

Já agora, lembre-se que antes e depois de fazer um tratamento de branqueamento deverá usar uma pasta para dentes sensíveis.

Comentários