Ao contrário do que muitos pensam, ressonar não significa estar a dormir bem. Além de perturbar a qualidade do sono de quem está a dormir, também incomoda o companheiro. Para trazer de volta um sono verdadeiramente repousante, existem várias soluções.
Veja aqui alguns gestos simples que podem ajudar a resolver o problema:
- Mudar de posição para dormir. Dormir de lado ou sobre a barriga, em vez de ser de costas, é, por vezes, suficiente para reduzir o ressonar de forma considerável e até mesmo acabar completamente com esse incómodo. Para evitar que a pessoa se deite de barriga para cima, pode colocar-se uma pequena bola (por exemplo, de squash), num bolso cosido nas costas do pijama.
- Um excesso de peso implica não só numerosos riscos para a saúde, mas é também uma das principais causas deste problema. Procure ter uma alimentação cuidada e equilibrada (eventualmente com a ajuda de um nutricionista) e aumentar a prática regular de exercício físico (mas não perto da hora de ir para a cama).
- Não beba álcool, sobretudo durante as quatro horas que precedem o momento de se deitar.
- Para evitar respirar pela boca, se tiver o nariz entupido, utilize soro fisiológico ou gotas descongestionantes nasais (neste caso, não mais do que três dias seguidos).
- Se possível, evite tomar medicamentos para dormir. Estes não resolvem de forma alguma o problema de quem ressona, podendo agravá-lo pelo seu efeito relaxador dos músculos.
- Uma prótese dentária pode estar na origem do ressonar. Tente retirá-la durante algumas noites para ver se nota alguma melhoria.
- Se respira mal de noite por ter um problema nas narinas, experimente colocar um “clip anti-ressono” ou adesivos nasais (vendidos em farmácias). Estes métodos mantêm as narinas abertas e facilitam assim a respiração.
Fonte: Saúde Deco Proteste
Comentários
Enviar um comentário