Conhecer o Reiki

Reiki é uma palavra japonesa que significa "energia vital universal" e é utilizada para identificar o Sistema Usui de Cura Natural. Trata-se de um método natural de equilíbrio e restauração de energia, cura e aperfeiçoamento. O reiki não é uma religião e não apresenta qualquer conotação religiosa, por isso adapta-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. É totalmente inofensivo, portanto um tratamento prático, seguro e natural que proporciona a harmonia em todos os níveis através da Energia Vital, que habita em todos os seres.

Quando a Energia Vital está baixa ou desgastada a pessoa fica propensa ao cansaço físico, exaustão mental e emocional, irritação, hostilidade, esgotamento e até depressão. O Sistema Usui de Reiki equilibra e fortifica a energia do corpo, promovendo a capacidade do organismo de se autocurar, mantendo a sua saúde, seu bem-estar físico, emocional, mental e espiritual, sendo uma técnica eficiente para prevenir doenças e desequilíbrios de energia em todos os níveis de seu ser.
.
O Reiki equilibra os órgãos e glândulas, liberta bloqueios e emoções reprimidas, estimula a criatividade, aumenta a intuição, fortalece o sistema imunológico, alivia a dor, liberta toxinas. É necessário que a pessoa que procura a cura, demonstre interesse em receber o tratamento.

Ao tratar o corpo com Reiki, a pessoa não só ajuda a curar a causa da doença, a eliminar os seus efeitos ou os seus sintomas, como também a eliminar o stress diário que se acumula, devido à agitação e correria da vida moderna.

O Reiki pode ser utilizado sozinho ou como complemento de outro tratamento. É importante ressaltar que sua prática não substitui o acompanhamento médico.

O que acontece numa sessão?

A sessão que, regra geral dura entre uma hora e meia e duas horas, começa com uma conversa em que o terapeuta possa conhecer os hábitos e problemas do paciente. A pessoa, geralmente, deita-se numa marquesa onde se faz uma massagem energética, através de uma técnica de contacto leve ou mesmo sem que haja contacto, no local afectado. Durante a sessão, algumas pessoas chegam a adormecer mas há quem sinta dormência no corpo ou tonturas, o que, em qualquer dos casos, resulta numa sensação de alívio e relaxamento.

Qual o papel do Reiki em Portugal?

"Neste momento, o Reiki ainda está à procura do seu espaço e a sua presença nos hospitais faz-se através do trabalho de voluntários. Os médicos já começam a ver o terapeuta como mais do que um corpo e procuram informação sobre o tema", esclarece o terapeuta, que tem dado formação a profissionais da área da saúde, como psicológos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, etc.


Fonte: Revista Prevenir
Professor Roberto Candeias, terapeuta e delegado da Associação Portuguesa de Reiki

Comentários