Conheça os benefícios da aromaterapia

Uma prática milenar, a aromaterapia foi agora aplicada às massagens spa de forma a produzir um tratamento único e perfumado que, de forma natural, promove o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O que é a aromaterapia?


A aromaterapia é uma terapêutica natural e alternativa que utiliza a fragrância dos óleos essenciais para restaurar o equilíbrio interno do organismo, mas não só. Dependendo do óleo essencial escolhido, é possível tratar uma variedade de sintomas físicos, psíquicos e emocionais.
.
As narinas estão directamente ligadas a uma zona do cérebro que é o sistema límbico – o centro emocional do cérebro que controla as emoções e influencia o sistema nervoso e as hormonas. Através da inspiração de óleos essenciais, regista-se uma estimulação das células olfativas que, por sua vez, despertam o sistema límbico, enviando-lhe mensagens que podem afectar o ritmo cardíaco, a tensão arterial, a circulação sanguínea, o sistema imunitário, a respiração, a digestão, a memória e os níveis de stress, entre outros.

O poder dos óleos essenciais
.

Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são extraídos de plantas, flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, sendo que cada um tem as suas próprias propriedades terapêuticas. Serenos ou revigorantes, escolhem-se os óleos essenciais de acordo com o fim pretendido.
.
Alguns exemplos incluem os óleos essenciais tranquilizantes (camomila, lavanda, gerânio, cedro, cravinho, gengibre, jasmim, sândalo…), os óleos essenciais energizantes (rosa, laranjeira, salva, ylang ylang, alecrim, basílico, bergamota, coentro, eucalipto, hortelã-pimenta, tomilho…), os óleos essenciais desintoxicantes (alecrim, eucalipto, pinheiro…).
.
Para além da sua inspiração pelas vias respiratórias, os óleos essenciais também podem ser absorvidos pela pele, tendo características anti-inflamatórias, ansiolíticas, antioxidantes, antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Massagem perfumada

Juntar a aromaterapia a uma massagem tradicional é criar um tratamento spa único que, para além de alterar e melhorar estados de espírito, pode contribuir para o alívio de vários tipos de dores e mal-estares. A escolha acertada dos óleos essenciais é uma vertente importante da massagem de aromaterapia, contribuindo para o seu sucesso – o terapeuta pode escolher até cinco óleos essenciais distintos, fazendo com eles a mistura aromática que irá acompanhar toda a massagem.
.
Existem duas formas de incorporar a aromaterapia numa massagem: através da difusão no ar, ou seja, enquanto desfruta da massagem os óleos essenciais são queimados como incenso ou colocados em recipientes ao ar livre, sendo captados pelo sentido olfativo e direccionados para o sistema límbico; ou através da própria massagem, sendo que os óleos essenciais são misturados com uma loção, creme ou óleo de massagem e aplicado diretamente no corpo – para além de serem inalados, os óleos essenciais são absorvidos pela pele, que possibilita a sua entrada no sistema circulatório que, por sua vez, o transporta para os órgãos e restantes sistemas do organismo.

Principais benefícios
Os benefícios de uma massagem de aromaterapia prendem-se com aquilo que se sente e quais os efeitos pretendidos, daí a importância da escolha dos óleos essenciais adequados. Porém, a massagem de aromaterapia é amplamente utilizada para tratamentos de relaxamento ou da restauração dos níveis de energia, mas também para tratar insónias, dores de cabeça/enxaqueca, elevados níveis de stress/ansiedade, dores de costas, dores musculares, perturbações digestivas e a tensão pré-menstrual.

Precauções e contraindicações
As massagens de aromaterapia não devem ser realizadas com o estômago cheio, nem diretamente após a depilação ou sobre uma pele que apresente feridas, queimaduras, nódoas negras ou erupção cutânea. As mulheres grávidas devem evitar as massagens de aromaterapia, assim como as pessoas com doenças crónicas e quem sofre de problemas de pulmões (asma, alergias respiratórias ou doença pulmonar crónica).

Fonte: http://viverspa.com/artigos/massagem-aromaterapia

Comentários