Vício de roer as unhas

Onicofagia é o vício em roer as unhas. Roer as unhas deixa-as com um aspecto feio e pode até fazer mal à saúde bucal, aos dentes e até ao estômago devido a possibilidade de ingerir bactérias que ficam debaixo das unhas que podem gerar infecções.

Causas:

Não existe uma causa específica para as pessoas roerem as unhas. O vício pode ser causado:

- stress
- ansiedade
                                        - preocupação
                                        - sentimento de culpa e outros

 Acabar com o vício:

Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. É preciso ficar constantemente atento para não se deixar levar pela tentação de roer as unhas.

Isto porque este hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado. Muitas vezes, a pessoa nem percebe que está atacando as unhas e quando se dá conta é muito tarde, chegando mesmo a sangrar e a criar inflamações dolorosas.

Deve-se lembrar que as unhas roídas não são apenas esteticamente condenáveis (afinal, as mãos perdem todo o seu encanto). O acto de roê-las também facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano.

Como a pessoa passa o dia com os dedos na boca, dá para imaginar a enorme quantidade de micróbios e bactérias que pode estar a ingerir constantemente.

Se for mulher opte por unhas de porcelana que não podem ser ruídas, pois assim começa a criar o hábito de não roer as unhas.

Tenha sempre as unhas pintadas, o gosto amargo do verniz ajuda a perder a vontade de roer.

Tenha sempre as unhas aparadas e bem tratadas, assim evita a vontade de roer aquele bocadinho que não está bem.

Comentários