Esta fruta é muito saborosa, composta por 90% de água, que a torna muito refrescante, sendo ideal para hidratar o corpo nos dias quentes. A água presente na melancia estimula a vontade de urinar, baixando os níveis de ácido úrico, favorecendo assim o tratamento da gota e nos casos de tensão alta.
Pouco calórica
Apesar do tamanho exagerado, a melancia é pouco calórica: apenas 30 calorias por 100 gramas. É rica em fibras, que regula o bom funcionamento do intestino. As fibras provocam sensação de saciedade evitando exagerar noutros alimentos mais calóricos.
A melancia possui vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colagénio, substância responsável por conferir firmeza à pele.
A melancia possui vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colagénio, substância responsável por conferir firmeza à pele.
Um dos motivos para as unhas e os cabelos ficarem quebradiços é a falta de vitaminas do complexo B, presentes em abundância nesta fruta. O betacaroteno, convertido em vitamina A no organismo, protege também das doenças nos olhos.
Corpo protegido
Uma das substâncias contra o cancro mais estudadas pelos cientistas é o licopeno. O composto é o pigmento responsável pela coloração avermelhada de diversos vegetais e, neste caso, o da polpa da melancia. E não é pouco: 40%, mais do que o tomate. O consumo regular de licopeno diminui o risco de alguns tipos de cancro, como o de próstata, estômago, pâncreas, bexiga e mama. Isto se deve à acção antioxidante, capaz de proteger o organismo de alterações celulares que podem desencadear tais doenças.
Saiba ainda que...
Um estudo elaborado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, constatou na melancia a presença de citrulina, substância convertida pelo organismo em arginina. Este aminoácido age como vasodilatador e favorece a circulação sanguínea, funções que estão directamente ligadas à libido e à erecção.
Melancia sem sementes
Já existe um tipo de melancia sem sementes. O valor nutritivo não sofreu alteração e o sabor também é o mesmo. Só não tem as sementes.
Como escolher
Para escolher uma boa melancia dê uma pancadinha com o dedo na casca. Se o som for oco, pode comprar. Depois de aberta deve conservá-la no frigorífico por quatro dias.
Comentários
Enviar um comentário