Para limpar os ouvidos não se deve usar os cotonetes ou qualquer outro instrumento. O próprio organismo encarrega-se de eliminar o excesso de cera, expelindo-a para fora do canal. Quando usamos cotonetes, acabamos por empurrar para dentro do ouvido a cera que o organismo já tinha eliminado.
A limpeza deve ser feita com cuidado com uma toalha, apenas no orifício externo do canal auditivo.
Uma das causas mais comuns da ruptura do tímpano e de outros danos é introduzir um objecto dentro do ouvido, como por exemplo cotonetes, lápis, ganchos etc. Acontece com alguma frequência, quando se tenta aliviar uma comichão ou, se tenta tirar a cera do ouvido, por exemplo.
Muitos sons podem prejudicar a audição, como o barulho de aviões, de máquinas industriais e de música muito alta. Quando exposta a sons intensos, mesmo por pouco tempo, a pessoa pode sentir uma leve surdez passageira, mas a audição volta ao normal aos poucos, ao se retirar do ambiente barulhento. Mas os sons excessivamente altos podem levar à perda permamente de audição.
Para aquelas pessoas que gostam de ir a discotecas ou a sítios parecidos, deixo aqui um conselho: não permaneçam nestes lugares por muito tempo pois atrás do barulho vêm os problemas auditivos que se vão agravando e, por vezes, acabam mesmo por se tornar incómodos e irreversíveis.
Comentários
Enviar um comentário