Cuidado com os solários

Os perigos da radiação artificial não justificam a sua utilização só para fins estéticos.

Fraca defesa para a praia

O solário não prepara a pele para a praia. O bronze obtido com algumas sessões protege tão pouco como um creme solar com factor 2 ou 3, insuficiente até para peles negras. Se o seu objectivo é ganhar a cor que não consegue na praia e mantê-la todo o ano, avalie se está disposto a arriscar o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de rugas e a perda de elasticidade.

Numa sessão de 15 a 30 minutos, a pele recebe a mesma quantidade de radiação ultravioleta perigosa de um dia na praia. Os aparelhos bronzeadores emitem, sobretudo, radiação ultravioleta A (UVA). Esta provoca um bronzeado rápido, mas passageiro. A radiação UVB emitida é menor, mas tem uma intensidade cerca de três vezes superior à do Sol, pois, regra geral, está à distância de 30 centímetros da pele. Os UVB permitem um bronzeado mais prolongado: penetram superficialmente e estimulam a produção de melanina, protectora da pele. Mas também são responsáveis pelas queimaduras solares e pelo aparecimento de lesões cancerosas.

Não entre sem informação obrigatória

Antes de encaminharem o cliente para a sala de solário, os profissionais devem avaliar o tipo de pele e estado de saúde, verificar se tem problemas, antecendentes de cancro, queimaduras na infância ou outras contra-indicações que impedem ou condicionam a exposição.

O solário é proibido a grávidas, menores de 18 anos e pessoas com sinais de insolação. Também não deve frequentar se tiver pele muito branca e sensível, muitos sinais ou tomar medicamentos, como antibióticos e antidepressivos.

Estes alertas e as regras para uma utilização segura devem constar da declaração de consentimento a assinar. A lei determina ainda o registo do tipo de pele, ou fotótipo, e tempo de exposição recomendado, na ficha de cliente.

Cuidados na sessão

Antibióticos e antidepressivos, entre outros, podem aumentar a sensibilidade à radiação. Aconselhe-se com o médico.

Retire a maquilhagem e não utilize perfume.

Não coloque protector solar, bronzeadores ou cremes. Apenas use protector labial.

Utilize óculos e, no caso dos homens, também protecção para os genitais.

Respeite um intervalo de 48 horas, pelo menos, entre as duas primeiras sessões.

Não se exponha directamente ao Sol e ao solário no mesmo dia.


Fonte: http://www.deco.proteste.pt/

Comentários