Engordar saudavelmente

Muitos podem pensar que, ganhar peso é muito mais fácil do que o perder, que basta para isso comer em maior quantidade, comer alimentos com mais calorias, para ganhar peso,  mas não é assim tão fácil como parece. Ganhar peso é tão ou mais difícil do que o eliminar.

A dificuldade em ganhar peso deve-se ao famoso metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para gerar energia e não para a armazenar, ou porque é genético, ou por algum  distúrbio como o hipertireoidismo que podem dificultar o aumento de peso.

A recomendação de uma dieta saudável, equilibrada e a prática regular de actividade física, é indicada para quem quer perder peso como para quem quer ganhar peso.

As pessoas magras também desenvolvem doenças como: colesterol, hipertensão ou diabetes. Portanto, nada de exagerar nos doces, fritos, alimentos tipo fast-food, enchidos, queijos amarelos, etc. O mais importante é manter-se saudável, seja magrinho ou gordinho!

O ideal será sempre consultar um nutricionista para que  seja elaborado um plano alimentar específico, de acordo com as suas necessidades. O nutricionista poderá avaliar a necessidade ou não do uso de suplementos alimentares.

Veja aqui dicas que poderão fazê-lo ganhar alguns quilinhos sem prejudicar a sua saúde:

- Evite ficar mais de 2 horas sem comer;

- Faça de 5 a 6 refeições diárias;

- Prefira os hidratos de carbono, principalmente os integrais. Os hidratos de carbono são uma excelente fonte de energia e os cereais integrais são altamente nutritivos;

- Adicione azeite de oliva na sua salada. O azeite além de aumentar o consumo em calorias, ajuda no combate aos radicais livres e no controle dos níveis de colesterol;

- Consuma frutas oleaginosas como: Nozes, castanhas. Assim como o azeite, são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poli-insaturadas) que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares;

- Pratique musculação. Esta actividade favorece o aumento de massa muscular e consequente aumento de peso.

Comentários