Cuidados com a higiene íntima da mulher

Todas as mulheres têm uma protecção natural, mas alguns factores podem desequilibrar o pH da vagina, facilitando o aparecimento de infecções, corrimentos e comichões. Para evitar esse tipo de situação, é necessário ter uma higiene íntima adequada, que deve ser feita da maneira mais simples possível.

A higiene íntima deve ser feita com água morninha (mais fria do que quente) e sabão neutro. Deve-se evitar o uso de desodorizantes íntimos e de duche para lavar a região interna, pois a água vai remover parte da flora vaginal, o que pode facilitar o surgimento de infecções. Ao fazer a limpeza, entretanto, não esqueça das dobras da vagina.

Procure usar sempre cuecas de algodão, mas fique atenta pois as cuecas de tecido sintético com forro de algodão continuam retendo o calor, portanto evite-as também. Dormir sem cuecas é recomendável, por proporcionar maior ventilação nesta região. 

Os pensinhos diários devem ser abolidos, porque abafam a região, deixando-a mais quente e húmida.

A depilação nunca deve ser feita total, pois os pêlos protegem a entrada da vagina contra microorganismos. Apenas apare os pêlos e se desejar retire os cantinhos.

Quando for à casa de banho seque sempre no sentido da frente para trás... nunca ao contrário.

Comentários