Como ter umas unhas bonitas e saudáveis

As unhas demonstram o cuidado que a mulher tem com o seu próprio corpo, uma unha mal cuidada representa desleixo, portanto não se esqueça das suas unhas. Nem sempre é possível ir a manicure, ou por causa do preço, ou por falta de tempo, mas isso não pode ser motivo para ter as suas unhas mal cuidadas.

Siga estas dicas:


Tirar o verniz: Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o verniz começa a descascar deve retirá-lo e aproveitar para fazer uma hidratação extra na área.

Deve-se dar um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam de respirar. Antes de passar o verniz, use sempre uma base fortalecedora.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Estes produtos, quando usados em excesso, ressecam as unhas tornando-as frágeis e quebradiças.

É recomendado a utilização de removedor de esmaltes, geralmente é mais suave e resseca menos as unhas.

Limpeza: Limpar a parte de baixo das unhas com uma escovinha de cerdas macias.

Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, a cutícula forma uma barreira protectora contra a invasão de micro organismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as.

Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente. O correcto é amolecê-la e empurrá-la com a espátula e somente remover o excesso.

Como limar as unhas: As unhas dos pés devem ser limadas em formato quadrado, para evitar que encravem. Nas mãos, pode usar o formato redondo, desde que a unha não fique muito bicuda, o que poderia fazer com que quebrasse com mais facilidade.

O formato oval é o ideal para unhas fracas, porque partem com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e rectos na lima. Unhas redondas devem ser limadas na diagonal. Uma vez por mês, lime também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lima, para retirar as impurezas e as células mortas.

Cuidado com os instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula, alicates, limas) limpos e se possível desinfectados. Se vai à manicure, verifique se são desinfectados, após cada cliente.

Não tente reaproveitar vernizes secos, utilizando diluentes, pois modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto, ou seja, até pode utilizá-lo, mas haverá alterações na textura, além de descascar mais rápido.

Para o esmalte durar mais tempo: A dica é passar a ponta do dedo sobre a parte limada da unha, logo depois de pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte. Por vezes as pontas das unhas descascam em pouco tempo devido ao excesso de verniz.

Para o verniz secar mais rápido: Evite o excesso de verniz, limpando bem o pincel na borda do frasco antes de aplicá-lo nas unhas. Mergulhar as mãos em água bem gelada, ou usar um óleo secante logo depois de pintar.

Cores e efeitos: Para tornar a sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais da unha. Mas o efeito tem de ser subtil, para não ficar com ar de desleixo.

Muitas pessoas tem dúvidas se a coloração utilizada nas mãos tem que ser as mesmas das dos pés: Isto depende do estilo de cada um. Se não é das mais ousadas, opte por colorir a mão e deixar o pé bem discreto, ou vice-versa.

Para fortalecer as unhas: As unhas fracas e quebradiças são causadas, geralmente, por falta de vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio, desta forma procure equilibrar a sua dieta alimentar.

Além disso, deve-se aplicar diariamente um creme hidratante, insistindo nas unhas com movimentos circulares. 

Comentários