Benefícios do chá branco

O chá branco é extraído da planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá verde, preto e oolong. A diferença entre eles é a forma como são colhidas e processadas as folhas da planta.

O chá branco tem origem chinesa e é colhido das folhas mais jovens e tenras, fazendo com que tenha um sabor mais agradável e bem menos amargo que o chá verde.

O facto de passar por menos processos, o chá branco conserva melhor as suas propriedades, contendo assim uma maior quantidade de antioxidantes (polifenóis, bioflavonóides e catequinas), entre outros nutrientes presentes nos chás obtidos através desta planta.

De acordo com pesquisas realizadas, estas substâncias retardam o processo de envelhecimento, pois combatem os radicais livres, diminuem o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares, ajudam a regular os níveis de colesterol na corrente sanguínea, além de actuar na prevenção de vários cancros.

O chá branco tem um efeito termogénico, ou seja ajuda o organismo a gastar mais energia, acelera o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

Deve evitar beber o chá branco ou mesmo o verde ou preto antes de dormir, pois a cafeína existente nos chás pode causar dificuldade em adormecer.

Comentários