Aftas: Tratar e prevenir

As aftas são pequenas úlceras na boca, sendo muito mais dolorosas do que se esperaria de algo com dimensões tão pequenas. Não são contagiosas e desaparecem ao fim de 7 a 10 dias. 

Os factores que desencadeiam o aparecimento ainda são desconhecidos, mas julga-se que está relacionado com situações de grande stress, alterações do sistema imunológico, ácidos de alguns alimentos, menstruação por alterações hormonais, alterações intestinais e lesões provocadas por próteses dentárias.

Como alíviar a dor

- Mantenha a boca limpa, escovando os dentes e bochechando com elixir anti-séptico, após qualquer refeição.

- Experimente um gel de dentição para bebés, estes geles têm um leve efeito anestesiante.

- Dissolva na boca uma pastilha para dores de garganta à base de benzocaína, sendo este um ingrediente activo que também alívia a dor.
.
Como prevenir

Evite alimentos que provoquem aftas. Entre os potenciais responsáveis, incluem-se ananás, citrinos, figos, tomate, pimentos verdes e morangos. Tente descobrir quais deles estão na origem das suas aftas.

Coma diariamente iogurte. Os Lactobacillus acidophilus presentes nos iogurtes poderão ajudar a combater as bactérias nocivas na boca.

Prefira uma escova de dentes de cerdas macias para não agredir as gengivas. Pequenos cortes ou arralhões no interior da boca também podem provocar aftas.

As pessoas que têm frequentemente crises de aftas podem sofrer de carência de vitaminas do complexo B.

Comentários