Qual a melhor posição para dormir?

Para um bom descanso, deve prestar muita atenção ao colchão, almofada e, principalmente, à posição em que dorme. Determinadas posições podem desencadear dores nas costas e espasmos.

Ao escolher o colchão, prefira os que não sejam nem muito macios nem muito rígidos. Assim, as curvas do corpo têm apoio e a coluna fica direita.

As almofadas devem ser de uma espessura que seja suficiente para preencher o espaço entre o ombro e a cabeça. Assim, evitará que a cervical seja forçada.

Em relação à posição para dormir deve tomar alguns cuidados. A melhor maneira é aquela que permita o relaxamento total dos músculos, principalmente das costas, região lombar, dorsal e cervical.
 
Ao dormir de barriga para baixo, o corpo fica numa posição correcta, mas a cabeça fica torcida, virada para um dos lados durante 6 a 8 horas. Esta posição força a zona lombar e a cervical, acentuando problemas de escoliose, lordose e lombalgia.

Pode deitar-se de barriga para cima, com os braços ao longo do corpo, e com uma almofada debaixo dos joelhos, para diminuir a curvatura lombar.

A posição mais correcta é a posição fetal. Deitando-se de lado com as pernas levemente dobradas e para aumentar o conforto, pode colocar uma almofada entre as pernas.

Dormir bem, não é só uma forma de descanso, é também a garantia de uma vida saudável e mais longa.

Comentários