Prevenir a osteoporose

A osteoporose é uma doença metabólica, em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fractura, que afecta maioritariamente as mulheres na pós-menopausa, acima dos 60 anos de idade, mas também pode afectar os homens.

É considerada uma doença silenciosa, pois progride sem ser notada. Geralmente o primeiro sintoma é a fractura da anca, pulso ou ossos da coluna. Os sintomas podem incluir perda de altura gradual, arredondamento dos ombros, postura encurvada ou corcunda.

O leite e os seus derivados são os alimentos que mais cálcio podem fornecer ao nosso organismo. Outros alimentos também ricos em cálcio são os legumes verdes (espinafres, brócolos) e alguns cereais, frutos secos e peixes (principalmente os que podem ser comidos com espinhas).

A actividade física é também uma boa maneira de prevenir a osteoporose, pois o impacto provocado pelos exercícios auxilia na renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos susceptíveis a fracturas. Os exercícios mais adequados são a musculação, subir escadas, corrida, caminhada e dança.


Comentários