O sono e seus mistérios

Os investigadores não sabem ao certo porque razão dormimos. Mas o sono é claramente importante: é impossível manter um indivíduo acordado durante mais de uma semana. O recorde é cerca de 11 dias e 19 horas.

Uma má noite de sono provoca irritabilidade, é responsável por um mau desempenho e dificulta a capacidade de aprendizagem. A teoria é que o sono dá às células do corpo uma oportunidade para se regenerarem enquanto que ao próprio cérebro é dado tempo para arrumar as experiências do dia. Por outro lado, a duração do período de sono necessário para um indivíduo varia consideravelmente. Alguns conseguem funcionar com 5 horas de sono enquanto que outros precisam de 12 horas.

O cérebro paralisa o corpo

O cérebro controla-nos quando dormimos. O cérebro também controla quais as fases do sono em que entramos e paralisa os músculos do corpo de modo a evitar danos enquanto sonhamos. Podemos acordar com uma sacudidela se por acaso esta paralisia é subitamente interrompida. Os músculos dos olhos, por outro lado, não ficam paralisados. Observe a sua família, um cão ou um gato, enquanto dormem. A memória a longo prazo é desligada enquanto sonhamos, o que explica porque razão é necessário acordarmos a meio de um sonho para nos lembrarmos desse sonho.


Comentários