Espreguiçar faz bem à saúde!

Conheça sete boas razões para se espreguiçar:

1. Acorda o cérebro: Nada melhor que acordar e espreguiçar-se, alongando e esticando os membros, por vezes acompanhado por um bocejo. A circulação sanguínea é também activada.

2. Dá mais prazer: O acto de espreguiçar faz libertar endorfinas através dos músculos, hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar. A serotonina, também é libertada neste processo,  que ajuda activar a memória e a dar mais vitalidade ao corpo.

3. Afasta as dores de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras, pode ser causada pela tensão muscular. Por isso espreguiçar ajuda a afastar a dor, os músculos distendidos enviam informações para o cérebro relaxar.

4. Lubrifica as articulações: as nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar no seu bom funcionamento. O alongamento dos músculos é fundamental, portanto, espreguiçar é uma boa maneira de deixar as articulações em bom estado.

5. Deixa o corpo mais jovem: a partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade, por falta de alongamento. Os problemas de coluna e dos joelhos podem a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma boa forma de alongar e preservar a flexibilidade.

6. Reduz os riscos de lesões: Para fazer qualquer tipo de desporto, é fundamental começar por fazer alguns alongamentos de forma a evitar certos tipos de lesões. Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado de  manhã e à noite.

7. Alivia a fibromialgia: Está cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresenta uma condição de dor generalizada e crónica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.

Comentários