Como ter uma boa memória?

Para ter uma boa memória, convém manter o cérebro activo e exercitá-lo.

Deixo-vos algumas ideias para estimularem a memória:

- Ter uma actividade mental , aprender a jogar xadrez, fazer sopa de letras, palavras cruzadas, sodoku, ler jornais e livros. Aprenda uma nova língua, a dançar, a pintar, etc

Preste atenção! Afaste aqueles pensamentos que a deixam perturbada concentre-se no que está a fazer. Um bom exercício para a atenção é olhar para um objecto qualquer e pensar nas diversas características do objecto.

Relaxe! Quando estamos nervosos por alguma razão torna-se difícil tomar atenção ao quer que seja, o melhor é relaxar, respirar fundo é um bom exercício.

Associar factos a imagens: aprender técnicas mnemónicas para memorizar grandes quantidades de informação mais facilmente.

Ter uma boa alimentação: alguns alimentos como o pão, cereais, frutas e vegetais, contêm vitaminas essenciais para um bom funcionamento da memória que é o caso da vitamina B12 e o ácido fólico.

Beber muita água: a hidratação do cérebro é fundamental, beba cerca de 1,5l de água por dia.

Dormir bem é essencial para descançar o cérebro.

Para estudar, é mais rentável fazer pequenas pausas de descanso. Manter hábitos regulares de sono e não saltar as refeições também é importante. Nunca faça exames sem ter descansado e com o estômago vazio.

Em alturas de mais cansaço ou stress, e se sente que a sua memória a trai, páre e concentre-se na informação mais importante. Repita-a em voz alta.

 

Comentários