Aloé Vera: Propriedades medicinais


Aloé Vera é uma planta de folhas suculentas, longas e espessas, de cor verde claro. Atinge cerca de 60 centímetros de altura, espigão com flores amarelas ou laranja.

Conhecida como "a planta da saúde e da beleza", há muito que os poderes medicinais e as suas diferentes utilizações do aloé vera são passados de geração em geração, existindo hoje em dia uma vasta gama de produtos no mercado, tanto de beleza como alimentares, que utilizam esta planta na sua composição.

Particularmente eficaz quando utilizado directamente sobre a pele lesionada, o gel extraído das folhas de aloés, ajuda a curar pequenas queimaduras do Sol devido à sua acção refrescante, anti-inflamatória e regeneradora do tecido celular restituindo rapidamente os líquidos das camadas dérmicas, aliviando a dor e nutrindo a pele com a sua riqueza em aminoácidos e vitaminas.

Utiliza-se ainda em picadas de insectos e feridas várias, como cicatrizante, anti-bacteriano e antiviral. De um modo geral alivia quase todos os problemas de pele que requeiram um remédio calmante e adstringente.

É um excelente regenerador celular acelerando o crescimento de novas células eliminando as velhas, por isso tem sido utilizado com sucesso na cura de vários cancros de pele e outros. É vaso-dilatador, dilatando os capilares, e aumentando o fluxo sanguíneo. É útil no tratamento do reumatismo e artrite. Úlceras pépticas e estomacais, hipertensão, pé-de-atleta (antifungico), anemia e acne. É ainda utilizado para aliviar aftas e doenças das gengivas, verrugas e estrias.

Comentários