Mitos e verdades sobre a alimentação (Parte 1)

.
"Água morna em jejum diminui a barriga."
Mito: Queimar gordura e eliminar peso depende apenas da quantidade de alimentos ingeridos e do número de calorias eliminadas. Beber água morna em jejum (ou chá quente depois das refeições) não elimina nenhuma grama de gordura. O ideal é eliminar ou diminuir a ingestão de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

"É possível comer de forma saudável em fast foods."
Verdade: Fast foods podem não ser prejudiciais se aprender a comer de uma forma equilibrada. Grelhados, saladas e alimentos saudáveis geralmente podem sim, ser encontrados em fast foods. Fique atento à quantidade e à preparação dos alimentos. O importante é não exagerar.

"Comer à noite engorda."
Mito: À noite o metabolismo é mais lento. Mas não é só isso que faz engordar. O jantar, deve ter alimentos de fácil digestão, pois é muito bem vindo ao organismo. Para ganhar ou perder peso, não importa a hora do dia que se come, mas sim a quantidade de alimentos que comemos ao longo do dia.

"Chocolate é saudável e não engorda."
Verdade: Desde que em pequenas doses, é claro. Segundo pesquisas, é extremamente saudável, ingerir uma barrinha de 25 a 30g por dia de chocolate amargo. Ele aumenta a serotonina e tem antioxidantes importantes.

"Comer muito rápido engorda."
Verdade: Uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, chegou à conclusão de que a velocidade com que se come pode ser tão importante quanto o que está no prato. Quando comemos muito rápido, temos tendência a ingerir mais comida.

"As vitaminas engordam."
Mito: As vitaminas não fazem com que a pessoa ganhe peso. O que acontece é que elas abrem o apetite e, portanto, acabam por engordar indirectamente.

Comentários