Caminhadas

Caminhar é uma das actividades físicas preferidas de muita gente. É um exercício fácil por poder ser praticado nas ruas, ser de baixo custo e sem grandes dificuldades para sua realização. Em diversas cidades, a caminhada agrupa pessoas (grupos de caminhada), formam-se grupos que se encontram com o mesmo objectivo (caminhar) melhorar a qualidade de vida.

É um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade e da condição física. A caminhada, tem ainda a vantagem de ser a mais segura das as actividades aeróbicas — tanto a nivel cardiovascular como ortopédico. Mesmo sendo executada com passos rápidos, dificilmente o coração ficará sobrecarregado. Ao contrário do que acontece na corrida, o risco de lesões nas articulações — em especial nos joelhos e tornozelos é muito menor.

Caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento da depressão como a utilização de medicamentos. Além disso, evita doenças e melhora a qualidade de vida.

Benefícios da Caminhada

- Melhora a circulação sanguínea
- Diminui os riscos de problemas cardíacos
- Melhora a ansiedade e o stress
- Auxilia nas dietas de emagrecimento
- Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos
- Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue
- Evita o aparecimento da osteoporose
- Combate a diabetes
- Melhora a condição física
- Aumenta a imunidade do organismo


A caminhada é ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios físicos.
Para que haja continuidade do exercício e se adquira o hábito da caminhada, devemos iniciá-la aos poucos e ir aumentando gradualmente.

Comece por fazer caminhadas de 10 minutos 3 vezes por semana e vá aumentando 5 minutos todas as semanas.

Comentários