Vantagens da alimentação biológica

Entende-se por alimentos orgânicos ou biológicos todos os produtos provenientes de culturas sem recurso a pesticidas ou fertilizantes químicos.

Os alimentos não biológicos, chamados de "convencionais", foram produzidos à custa de inúmeros produtos químicos para aumentar o crescimento e destruir pragas, muitos dos quais são já reconhecidos ou suspeitos de gerar cancro contribuindo largamente para a destruição do ambiente e da vida selvagem.

1- Valor nutritivo e sabor

Diversos estudos realizados indicam que os produtos da Agricultura Orgânica são mais ricos em minerais e vitaminas, incluindo antioxidantes (importantes na prevenção do cancro) é, assim, um modo de reencontrar o sabor genuíno e tradicional dos alimentos e uma forma saborosa de promover a saúde.

2- Ausência de resíduos de pesticidas

Os estudos toxicológicos reconhecem a relação existente entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias, a asma, etc.

Alguns antibióticos são usados em animais, como promotores de crescimento, como medida preventiva ou para tratamento de doenças. O resultado é o rápido desenvolvimento de bactérias resistentes, sendo estas, transmitidas facilmente aos seres humanos, restringindo por vezes as possibilidades de tratamento de diversas doenças.

Na produção animal orgânica está totalmente proibida a utilização de hormonas de crescimento ou antibióticos a título preventivo, sendo respeitadas as necessidades comportamentais e fisiológicas dos animais promovendo o seu bem estar integral.

Comentários