Cuidados básicos para ter uma pele saudável

A nossa pele é o nosso cartão de visita. Ela causa uma impressão fundamental na imagem que transmitimos aos outros. A pele necessita de cuidados especiais e a prevenção nunca é demais. No futuro verá como valeu a pena.


1- Limpar e hidratar a pele diariamente: Lavar o rosto duas vezes ao dia uma pela manhã e outra à noite, antes de ir para a cama. Depois, siga com uma loção tónica e em seguida, aplique o hidratante.

O tónico ajuda a remover os restos de sujidade e de maquilhagem. O hidratante é necessário mesmo nas peles oleosas. Embora, nestes casos, a pele deve ser tratada com produtos específicos isentos de óleo (oil free).

Ao hidratar a pele está repondo água e todas as peles precisam. Compre o hidratante mais adequado ao seu tipo de pele (seca, normal ou oleosa). Alguns produtos já tem protecção solar, o que é melhor ainda.

2- Use protector solar: Ao longo do tempo, a exposição à radiação ultravioleta (UV) a partir da radiação solar provoca muitas alterações na pele, como, rugas, sardas, manchas da idade, e pior ainda, a possibilidade de surgimento de lesões cancerígenas. Na verdade, a maioria dos cancros de pele estão relacionados com a exposição solar. É importante não esquecer de usar protector solar diariamente, principalmente na pele que fica mais exposta (rosto, mãos, braços, pernas e pés), com um factor de protecção no mínimo de 25.

3- Ter uma alimentação equilibrada: Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde da sua pele. Consuma frequentemente e diariamente muita água (1,5 litro no mínimo), frutas, legumes e verduras frescas, alimentos integrais, leite e derivados. O corpo precisa de vitaminas, que só a alimentação lhe fornece, mantendo-a saudável e resistente aos ataques externos.

4- Procure um dermatologista para problemas de pele: O seu tipo de pele dificilmente é uma pele normal . Ela pode ser seca, mista ou oleosa. Pode desenvolver vários problemas de pele como o acne, rosáceas, psoríase, entre outras. Estes problemas devem ser resolvidos por profissionais especialistas como um dermatologista. Ele identifica e diagnostica o problema, orientando como deve proceder, para solucioná-lo.

5- Durma bem: Nada melhor do que dormir para repor as energias. Uma boa noite de sono é um verdadeiro tónico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo. Dormir bem é garantia de energia para o corpo e renovação da pele.
.
6. Nada de vícios: A nicotina dos cigarros estreita os vasos sanguíneos na camada superior da pele, reduzindo o seu aporte de nutrientes. Para além disso, fumar destrói o colagénio, responsável por manter a pele elástica e forte. A pele da fumadora caracteriza-se, por isso, por ter mais rugas e um aspecto amarelo-acinzentado, resultante de uma circulação deficiente.
.
O que pode ir fazendo já, enquanto pensa em deixar de fumar, é dar à sua pele, através da alimentação, as vitaminas de que precisa para lutar contra os efeitos nefastos do tabaco. Especialmente vitaminas com efeito antioxidante como a A, a E ou a C.

Comentários