Canela


Características

A canela é retirada da casca dos ramos das caneleiras encontradas no Sri Lanka e no sudoeste da India. Comercializada em pau, raspas e pó, é utilizada na culinária, na fabricação de bebidas, medicamentos, sabonetes, incensos e perfumes. O óleo de canela é obtido através das folhas por destilação a vapor. O aroma e o sabor da canela são marcantes, ligeiramente amarga, cheirosa e doce.

Composição e propriedades

Rica, em cálcio, sacarose, tanino, acúcares, o aldeído cinâmico com cerca de 80% caracteriza-se como seu componente principal. Possui propriedades, adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, digestiva, estimulante, sedativa, tónica e vasodilatadora.

Propriedades medicinais da canela

Combate a hipertensão arterial, fadiga, depressão, tónico para o sistema respiratório e digestivo age na cura das úlceras estomacais, tosses, constipações, gripes, diarreia, dores e gases abdominais, ajuda a prevenir a osteoporose e aliviar sintomas da menopausa, combate o reumatismo, como afrodisíaco actua em casos de impotência sexual. A canela tem o efeito regulador do açucar no sangue. Existem ainda inúmeras aplicações medicinais, que são obtidas através da mistura com o mel.

Óleo de canela

O óleo de canela actua contra as dores artríticas, musculares e reumáticas. Combate o stress, a frigidez e a impotência, as gripes e constipações. É um forte estimulante circulatório, cardíaco, metabólico e respiratório, ajuda a relaxar a musculatura.

Poder afrodisíaco

A canela além das propriedades medicinais normais é considerada como um símbolo do amor de grande poder afrodisíaco, muitas vezes usadas como ingrediente de perfumes e poções mágicas, para conquista da pessoa amada, possui ainda um vasto uso na culinária afrodisíaca.

Comentários