O chocolate faz bem?


Estudos científicos demonstram que o consumo moderado de chocolate, especialmente o negro e amargo, pode exercer efeitos protectores contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Este efeito deve-se à presença dos flavanóides.

O cacau também apresenta propriedades estimulantes, pois contém cafeína e teobromina, dois compostos que estimulam o sistema nervoso central, contribuindo para aumentar o estado de alerta e estimular o raciocínio.

A ingestão de chocolate aumenta igualmente a produção de endorfinas e serotinina, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Por outro lado, é extremamente importante não esquecer que o chocolate é muito rico em gordura e açucares, constituindo um produto altamente calórico, pelo que a ingestão excessiva pode estar na base do desenvolvimento de obesidade e todas as doenças associadas.

Uma pequena quantidade de chocolate preto pode ser benéfica, desde que consumida como parte de uma alimentação saudável, acompanhada de níveis apropriados de actividade física, para evitar problemas de ganho de peso.

Comentários