Os benefícios do Café

São poucas as pessoas que não apreciam um bom cafezinho logo pela manhã para acordar depois do jejum prolongado ou após o almoço. Se for expresso então, hummm! Quem gosta de café sabe que o prazer começa logo pelo cheirinho… Um aroma inconfundível.

Certamente, que já ouviu dizer que beber café faz mal à saúde, mas como em tudo, o que for consumido em excesso pode fazer mal. No entanto se não ultrapassar os 3 a 4 cafés (bicas) por dia, beneficiará dos seus efeitos benéficos na saúde.

Os cientistas verificaram que o consumo regular do café diminuia substancialmente o risco de desenvolver diabetes Tipo 2 - a forma mais frequente da doença.

A cafeína presente no café melhora significativamente a resistência mental, a concentração, a velocidade de reflexos, alivia a dor de cabeça e melhora até o humor.

O café contém uma substância, a teofilina, que dilata os brônquios aliviando os sintomas dos asmáticos. O café contém ainda numerosos polifenóis que são substâncias anti-cancerígenas, que previnem alguns tipos de cancro como o do cólon e do recto.

Os efeitos benéficos apontam ainda na prevenção de problemas de fígado como a cirrose alcoólica.

Beber café é desaconselhado a pessoas que tenham problemas cardíacos, úlceras no estômago e a mulheres grávidas.

Beber café a mais ou a quem não esteja habituado pode provocar nervosismo, acelerar o ritmo cardíaco e desencadear tremores nas mãos.

Comentários