Obstipação ou prisão de ventre

O que é obstipação?

Obstipação ou prisão de ventre é uma situação em que os intestinos evacuam menos vezes do que o normal, ou incompletamente, sendo as fezes duras e secas. A frequência da evacuação considerada normal depende da pessoa: o "normal" pode variar entre três vezes por dia ou quatro vezes por semana. Esta situação não é propriamente uma doença, mas pode constituir sintoma de uma, pelo que se deve consultar o médico se a obstipação persistir.

O que causa a obstipação?

1- Falta de fibras na dieta
Pessoas com dieta rica em fibras têm menos probalidade de sofrer de prisão de ventre. Os alimentos refinados e processados, por vezes são escassos em fibras naturais.

2- Não ingerir água suficiente
São inúmeros os casos de obstipação devido à falta de água: quando não bebemos água suficiente, os nossos tecidos "cheios de sede" vão buscar água aos intestinos.

3- Falta de actividade física.

4- Mudanças de rotina, como na gravidez.
Durante a gravidez a mulher pode sofrer de prisão de ventre devido às alterações hormonais ou porque o útero comprime o intestino. Quando se viaja por vezes existe alguma tendência a ficar com o intestino preso devido à alteração de dieta e rotina diária.

5- Ignorar a necessidade de evacuar.
As pessoas que ignoram a necessidade de evacuar podem eventualmente deixar de sentir essa sensação que origina a prisão de ventre.

6- Uso abusivo de laxantes
A crença comum que se deve evacuar todos os dias leva a que muitas pessoas recorram a auto-medicação com laxantes. Embora encontrem alívio com o uso de laxantes, geralmente elas aumentam a dose com o passar do tempo porque os seus efeitos começam a diminuir com o uso repetitivo

Os laxativos constituem um tratamento eficaz para a obstipação?

Os laxativos são utilizados por vezes para alívio imediato da obstipação, mas devem ser tomados moderadamente.

A obstipação afecta algum grupo especial de pessoas?

A obstipação tende a afectar duas vezes mais as mulheres que os homens, e ocorre com maior frequência na meia-idade. As pessoas que passam muito tempo sentadas são mais susceptíveis à obstipação que as pessoas fisicamente activas.

Qual o tratamento para a obstipação?

Embora o tratamento dependa da causa, gravidade e duração da prisão de ventre, na maioria dos casos mudanças na dieta e estilo de vida ajudam a aliviar os sintomas e prevenir que voltem.

Comentários