Obesidade

A nível mundial existem tantas pessoas obesas que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI.

A obesidade ou excesso de peso é uma doença que ocorre quando o corpo armazena gordura em excesso, podendo causar problemas sérios de saúde.

As principais causas da obesidade são: a má alimentação, ingestão excessiva de calorias e falta de exercício físico, mas a obesidade pode também ser genética ou causada por factores psicológicos como o stress.

O excesso de gordura corporal aumenta os riscos de ter a tensão arterial elevada, doenças de coração, enfarte, diabetes, apneia do sono, dificuldades respiratórias, alguns tipos de cancro e outras doenças.


Hábitos saudáveis para prevenir o excesso de peso

- Fazer três refeições principais e mais dois ou três lanches intercalares. Não estar mais de três horas sem comer. Ao jantar evitar alimentos pesados, pois nesse periodo a digestão é mais lenta.

- Reduzir o consumo de calorias (Evitar bolachas, bolos, fritos)

- Mastigar muito bem os alimentos

- Evitar comer enquanto vê televisão

- Reduzir o consumo de carnes gordas e vermelhas

- Controlar o consumo abusivo de ovos

- Preferir carnes brancas (frango, perú) aumentar o consumo de peixe

- Evitar o consumo de álcool e refrigerantes, preferir água simples

- Praticar pelo menos 30 minutos de actividade física três vezes por semana (Ex. Caminhar ou andar de bicicleta em vez de carro)

Comentários