Gripe A

O que é a gripe A?

É uma doença respiratória causada por uma variação do vírus influenza tipo A, conhecido como H1N1.
O H1N1 é a mesma variedade de vírus que causa epidemias sazonais de gripe regularmente em humanos.
Mas esta última versão do H1N1 é diferente: contém material genético que é encontrado, tipicamente, em variações do vírus que afectam humanos, aves e suínos.

Quais os sintomas da gripe A?

Os sintomas desta gripe são semelhantes aos de uma gripe comum.
Entre os sintomas estão a febre de ínicio súbito, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, arrepios, fadiga e mal-estar geral.
Até ao momento a maioria dos casos de gripe A parece ser de uma gripe suave, apesar de apresentar diarreia mais frequentemente do que a gripe normal.

Como saber se devo procurar ajuda médica?

Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe, que tenha estado em contacto com alguém infectado, ou se viajou para países afectados, deve procurar ajuda médica.
Mas os pacientes não devem ir para os hospitais, para evitar transmissão da doença a outras pessoas. Em vez disso, devem ficar em casa e contactar os serviços de saúde para receber recomendações.

Que medidas posso tomar para evitar a contaminação?

Evite contacto com pessoas que pareçam não estar bem e que tenham febre ou tosse.
Medidas comuns para evitar infecções e de higiene manual podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe A entre humanos.
Estas medidas podem ser simples como tapar a boca e o nariz quando tossir ou espirrar usando lenços de papel e deitá-los no lixo logo após o uso.
É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague das suas mãos para a cara ou para outra pessoa. Deve também limpar com frequência as maçanetas das portas, telefones, usando produtos normais de limpeza.
Ao cuidar de uma pessoa com gripe, deve usar máscara tapando o nariz e a boca diminuindo assim o risco de transmissão.

Posso comer carne de porco?

Sim, não há evidência de que a gripe possa ser transmitida ao comer carne de animais infectados.
Mas é essencial que a carne seja bem cozida. Uma temperatura acima de 70°C o vírus morre.

Existe tratamento para a gripe A?

Existe o anti-inflamatório que é utilizado para tratar esta gripe, é ele o Tamiflu, mostrando-se eficaz no tratamento nos casos registrados até agora.
Porém estes medicamentos não devem ser adquiridos ou tomados sem prescrição médica.

Comentários