Enxaquecas

Uma enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e latejante que habitualmente afecta um lado da cabeça, embora possa afectar ambos. A dor começa de repente e pode ser acompanhada de náuseas, vómitos e mal-estar produzido pela luz e barulho.
A dor de cabeça pode durar várias horas, ou mesmo um dia ou dois, antes de desaparecer.

Ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens.


Causas e tratamento
.
Existe uma predisposição hereditária. Por vezes associam-se às enxaquecas a ingestão de determinados alimentos (como por ex. chocolate, queijo) que sugerem uma alergia, as perturbações de sono, o stress, a tensão pré-menstrual e a fadiga são alguns factores desencadeantes ou agravantes nas pessoas mais sensíveis ou susceptíveis, a enxaquecas.
.
No alívio da dor podem ser utilizados medicamentos como analgésicos ou mesmo alguns anti-inflamatórios. Existem medicamentos mais específicos que actuam nos neurotransmissores e que tem sido mais divulgados no tratamento das enxaquecas.
Deitar-se num sítio sossegado e escuro e tentar dormir. Usar compressas frias e massajar os vasos sanguíneos das têmporas (lado da testa, a cerca de dois dedos dos olhos), pode também ajudar no alivio da dor.

Comentários