O Mel


Os vários tipos de mel que existem variam em função das plantas que fornecem o néctar, da localização geográfica dessas plantas e dos tipos de abelhas produtoras. Por essa razão, o mel pode apresentar-se em várias consistências e cores diferentes. Pode apresentar-se mais claro, dourado ou escuro.
.
O mel é um dos alimentos mais completos da natureza, oferecendo mais de 70 substâncias essenciais ao organismo – é indicado para auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e anemias. E quando o assunto é gripe, tosse ou dor de garganta, geralmente, ele é o remédio milagroso que vem à cabeça. É um aliado eficaz na beleza da pele e dos cabelos. Esse poderoso alimento ainda é bastante saboroso e pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão.

O mel é riquíssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, principalmente na de quem sofre de stress e cansaço, desaconselhado apenas a pessoas diabéticas.

O mel é uma excelente fonte de energia. Rico em flavonóides e fenólicos, antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres, previne e retarda doenças como o cancro e diminui os sintomas da menopausa. Propriedades como acção bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante o fazem tão poderoso. Além de açúcares, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes. Pode-se afirmar, portanto, que o alimento encontrado nos doces e sobremesas é um aliado no combate ao envelhecimento.

Remédios caseiros

PICADAS DE INSECTOS: Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a comichão irão desaparecer em um a dois minutos.
.
RESFRIADOS: Para curar completamente sinusites, tosse crónica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colher de sopa de mel com 1/4 colher de sopa de canela em pó e tomar com frequência. A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, Fortalece o Sistema Imunológico e alivia a indigestão.

ARTRITE: Misturar: uma chávena de água morna com duas colheres de sopa de mel, uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e outra à noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crónica.
.
INFECÇÕES DE RINS: um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

COLESTEROL: Duas colheres de sopa de mel com três colher de chá de canela, misturados em meio litro de água. Deve tomar-se 3 vezes ao dia, isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol.

CURIOSIDADES

O mel foi o primeiro adoçante consumido pelo homem. Até o século XIII, o mel era a única substância doce usada na cozinha. Nos tempos antigos, o mel era largamente consumido para promover a longevidade. Com a descoberta do açúcar de beterraba e de cana o consumo de mel como alimento perdeu o seu valor. A substituição do mel pelo açúcar trouxe grande prejuízo para a saúde do homem. Uma vez que houve perda de propriedades nutricionais e terapêuticas.


Comentários